terça-feira, 13 de maio de 2008

A TORCIDA PONTEPRETANA

RETRATOS DE UMA PAIXÃO

A torcida pontepretana é conhecida por sua vibração e seu fanatismo. Veste com muita força a camisa 12 do time, empurrando-o o tempo todo. Leia o Estatuto do Torcedor.
A MAIOR TORCIDA DO INTERIOR
A Ponte Preta tem a maior torcida entre os clubes do interior, ou seja, excluindo os principais times das grandes capitais brasileiras. Clique na imagem e veja as pesquisas realizadas.

TORCIDAS UNIFORMIZADAS
Nos anos 90, as maiores torcidas uniformizadas da Ponte eram a Serponte, Torcida Jovem, Ponterror e Ponte Safena, esta de nome curioso. Na época de ouro, da disputa dos 3 títulos paulistas (1977, 1979 e 1981), destacavam-se a Torcida Jovem, Ponterror e uma outra curiosa, denominada Urangus, que pode ser vista numa foto antiga mais abaixo (Invasão do Morumbi) Com o controle das torcidas organizadas a partir da virada do milênio, visando diminuir a violências nos estádios brasileiros, muitas deixaram de atuar. A Torcida Jovem, que já era a mais antiga, transformou-se na principal torcida organizada pontepretana. Quando as torcidas uniformizadas eram mais fortes (até os anos 90), sem o controle intenso e fiscalização, as principais torcidas da Ponte estavam reunidas na A.T.O.P. (Associação das Torcidas Organizadas da Ponte). Não temos notícia se tal entidade ainda existe. Veja abaixo a lista delas:
Bafú da Macaca
Macacachaça
Ponterror
Ponte Safena
Torcida Jovem
T.U.Barão
Serponte...

Algumas fotos das torcidas uniformizadas
Serponte
Torcida Jovem
Serponte + Torcida JovemClique na foto para ampliar
Abaixo, fotos destacando várias bandeiras das TorcidasJovem e Serponte no início da década de 1990

INVASÕES NO MORUMBI
A Ponte em duas finais do Paulistão: em 1979 contra o Corinthians e 1981 contra o São Paulo. A Nação Pontepretana presente em massa, embora os jogos tenha sido no Morumbi, em São Paulo. Aliás, de forma injusta. As fotos explicam porquê a Ponte tem a maior torcida dentre os times do interior.
Massa Pontepretana no Morumbi (1979/1981)"TORCIDA JOVEM Amor Maior""URANGUS Força de Incentivo""PONTERROR Unidos Até a Morte"Clique para ampliar a foto das duas finais
CASA CHEIA
Em 1999, estádio lotado para o jogo contra o Mirassol, no qual a Macaca retornou a Elite Paulista. A foto abaixo ilustra a entrada do time, com queima de fogos.

Em 1997, na campanha do acesso ao Brasileirão, o Majestoso sempre recebeu bons públicos. No jogo decisivo contra o Náutico, a torcida invadiu o gramado para comemorar o retorno a Elite do Brasileiro.

O Majestoso lotado, em jogo contra o Santos, no início da década de 70.

RIVALIDADE
Os dérbis têm uma característica particular. Quando no Estádio Majestoso, a torcida da Ponte Preta corresponde a pelo menos 80% do público total. A torcida do Guarani tem dificuldade para lotar a cabeceira reservada a eles. E mesmo nos clássicos realizados no estádio do rival, a divisão de torcidas é equilibrada.
Massa Pontepretana invade o Estádio do rivalClique na foto para ampliar
CONCENTRAÇÃO
Um dos pontos de encontro da torcida da Ponte é o Bar da Praça, no Bairro Taquaral. Lá torcedores se "concentram" antes dos jogos e também se reúnem após as partidas da Macaca.

Nenhum comentário: